Na apresentação do espectáculo Almeida Garrett - Público e Privado, realizado em Novembro de 1999 em Braga, António Fonseca explica o ponto de partida da organização cénica em torno de três temas: a vida privada, a intervenção pública e política e a obra literária.
Garrett inaugura em Portugal uma nova postura do artista face ao compromisso social e político. Vive de forma apaixonada e contraditória, profundamente romântica, a primeira das primeiras infâncias do sistema democrático
Numa altura em que os homens públicos procuram dar de si uma imagem esterilizada, temendo que os "vícios" privados lhes destruam públicas "virtudes", parece-me importante recordar Garrett como alguém que não temeu as suas "fraquezas" porque viveu ancorado na grandeza das suas ideias e justeza das suas propostas. (…) Garrett foi um personagem trágico. Como todos os homens maiores. Vítima da sua própria fragilidade e íntegro nessa fragilidade. E nesse sentido ponto de referência de todo o combate cívico onde nada de nós precisa de ser escondido ou alardeado. Nesse sentido ainda, ergue-se como referência no que de mais essencial caracteriza a natureza humana: a contradição. O choro e o riso, a vitória e a derrota, a grandeza e a miséria, a ousadia e o medo... o Público e o Privado.
http://old.bpb.uminho.pt/eventos/19991102/garrett.asp
. Infante D. Henrique - Uma...
. "Um romance ... uma espéc...
. Um romance tórrido em ter...
. Falar verdade a mentir - ...
. Preparação da Entrevista ...
. Entrevista a Almeida Garr...
. Árvore Genealógica - Alme...
. Almeida Garrett - Público...
. Casa onde faleceu Almeida...
. Infante D. Henrique - Uma...
. "Um romance ... uma espéc...
. Um romance tórrido em ter...
. Falar verdade a mentir - ...
. Preparação da Entrevista ...
. Entrevista a Almeida Garr...
. Árvore Genealógica - Alme...
. Almeida Garrett - Público...